Aprender fotografia pela Internet?




 Nunca escondi de ninguém a minha paixão pela fotografia. Pra mim, essa idéia de eternizar momentos é fantástica. Até porque eu assimilo esse processo como se fosse algo de preparo instantâneo: Como se depois, quando procuramos e observamos as fotos, estivéssemos abrindo um saquinho onde depositamos o conteúdo na caneca e mexemos com um pouco de leite morno: Pronto pra ser consumido – o sentimento daquele momento. E assim que moldamos o que pertencerá a imagem, determinamos o sabor deste sentimento. 

Mas também nunca escondi minha inabilidade com a mesma. Amadora no assunto, até me arrisco a usar o modo manual da câmera, mas o resultado nem sempre (ou nunca) é satisfatório. Não domino a técnica, por mais que eu tenha a intenção.
 
Por isso decidi procurar algum curso na área. Porém, entre faculdade e blog pra atualizar (Tô levando a sério, pessoal!) sobra pouquíssimo tempo. Ainda mais com a quantidade de trabalhos que vêm se acumulando. Além da grana curta que é o problema de sempre dos universitários.

Procurando, ssim, um curso de fotografia com o orçamento baixo (e pensando em uma solução quanto ao tempo) encontrei uma recomendação no Catraca Livre de um curso online. Nunca dei muita bola para estes tais cursos que não é possível uma interação significativa com um professor, mas analisando os tópicos estabelecidos me interessei por esse.

Na verdade, não se trata de um curso em si, mas sim de uma série de posts que te introduzem a conceitos de fotografia. O que não tem o peso de um bom curso no seu currículo (e na sua habilidade) mas te deixa a par do tema e te dá uma base pra futuramente você investir em um bom curso. Isso tudo no blog Fotos que Falam. E ainda existe a opção de contato com o autor no “Fale Comigo”, que se torna um canal para você tirar suas possíveis dúvidas.

Ainda nessa de Posts-Cursos, encontrei uma série semelhante no Melhor Ângulo. A diferença entre os dois links – além dos tópicos – é que o segundo é escrito em uma forma mais entendível. Além de que o visual mais atraente do blog parece dar um ânimo nessa empreitada.

Ainda não lí nenhum dos dois – apenas algumas olhadas por cima – mas já planejo arranjar esse tempinho, pois fotografia vai estar sempre presente na minha profissão. Mas mesmo como hobby, é um conhecimento a mais e certamente auxiliará no nosso futuro. Inovação é chave do mercado moderno, Baby!

Alguém conhece um link pra indicar também? Vai ler? Deixe nos comentários! (:

5 comentários :

  1. Já li os posts do melhor ângulo e gostei muito, me ajudaram na hora de escolher qual seria a primeira câmera que compraria e a entender como funciona essa tal de "fotografia", rs.
    Desde pequena que fotos me encantam, agora tenho minha própria câmera :) .
    Esse outro blo que você citou ainda não conheço mas vou dar uma olhada.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, valeu pela recomendação. Agora que eu leio ele mesmo! *-*

      Excluir
  2. Seguindo seu blog, adorei aqui! ;)

    Vem me seguir de volta!?!

    Beijos
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, flor! Sigo sim ^^

    ResponderExcluir
  4. Primeira coisa que eu tenho a dizer é que eu já conhecia seu blog, mas eu ainda não tinha visto seu layout novo e eu achei ele M A R A V I L H O S O e mega fofo! Parabéns!

    Segunda coisa é que se você quer fazer cursos online, existem vários canais no YouTube que ensina mais sobre fotografia, eu assisto eles e já comentei lá no meu blog, enfim... Tem o "Zona da Fotografia", "Vlog do Zack", "Escola Pública de fotografia" e vários outros, é só você encontrar um que você entenda mais... Sinceramente o melhor de todos é o Zona <3

    Espero que te ajude, sei que esse blog é velho demais, mas... É sempre bom tentar ajudar, né?

    Beijos da Manu! Cinco Ideias | Foco Fixo | Surpresa Decór (Lojinha de decoração e blog) :3

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Segura Minha Câmera!. Designed by OddThemes